quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Reunião na Escola

Ontem, finalmente, lá conseguimos fazer a reunião na escola do Tesourinho. Aquela reunião que eu pretendia ter feito logo no inicio de Setembro, antes do inicio do ano lectivo.
Afinal, parece que vou ter de dar o braço a torcer... Parece-me que, se calhar, foi melhor realizar a reunião nesta altura.

Na reunião estivemos a professora da sala (Prof. VA), a professora de ensino especial (Prof. Gina) eu, a Dra. LC (Psicologa educacional) e a Dra. FC (Terapeuta da fala), estas ultimas trabalham, com o Bruninho, no Cento de Desenvolvimento Infantil - Diferenças.
Falou-se um bocadinho da adaptação do menino ao 1º ciclo que, de acordo com a Prof. Gina, tem superado (em muito) todas as expectativas que ela tinha. No entanto, há ainda algumas questões de comportamento a limar, o que faz com que o Tesourinho fique de castigo quase todos os dias e acabe por ter menos tempo no recreio.
Falou-se dos materiais a utilizar com o Bruno e a forma de trabalhar com ele.
Chegámos à conclusão que não devemos deixar de investir na letra manuscrita do Bruno porque, aparentemente, o menino está no bom caminho e parece que não estará muito longe de conseguir, sózinho e sem controlo do adulto, fazer algumas letras manuscritas. Teremos apenas de utilizar cadernos com um maior espaçamento entre linhas, uma vez que, dada à difilculdade na motricidade fina, será mais fácil para o "fofinho" (como lhe chama a Prof. Gina) começar a desenvolver mais o seu potencial de escrita.
Para já, o Bruninho reconhece as letras todos em letra de imprensa (maiuscula), tendo alguma dificuldade nas letras minusculas (manuscritas).
Ficou já combinado com as Profs. que vão passar a enviar um plano de trabalho quinzenal (ou se possível, mensal), para que se vá trabalhando também, no Diferenças, as matérias que ele vai dando na escola.
Soubemos também que com os ditongos, o Bruno se está a dar muito bem (para já começaram com o "ui" e o "iu").
Sabendo eu que será muito dificil, para não dizer impossível, que o Bruno leia até ao Natal (meta para os meninos ditos normais), começo a ter alguma esperança que ele consiga ler algumas palavras até ao final do ano.

Acabei esta reunião com uma excelente notícia da Prof. Gina (professora do ensino especial): ela, que iniciava as actividades com o Bruno às 10h, passará, a partir de agora, a iniciar o apoio às 9h15m.
Isto faz com que o menino tenha acompanhamento de professora do ensino especial durante todo o período da manhã, terminando por volta das 13h15m.

Obrigada Gina por ter disponibilizado mais estes 45 minutos para o meu menino lindo.

5 comentários:

Angel (Lalala) disse...

Boa, Boa, Boa Tesourinho, fiquei muito contente ao ler esta noticia, é sinal que estas a progredir muito bem e a ter sucesso escolar.
Já começas a demonstrar e a surpreender quem ainda não te conhece bem, ou seja já estas a ganhar pontos :).

Assim é que é puto :).
Vamos confiar no Bruninho e esperar por mais boas noticias como esta, porque eu acredito que ele é capaz :).

Beijoka grande para o Tesourinho

Samantha BAires disse...

Muy buenas noticias de Bruno en el inicio de su primer ciclo escolar.
Es que O Tesourinho es un campeón, sí. :-)

lua disse...

Tenho acompanhado o teu menino e fico tão feliz quando sei destas noticias.
Parabens, Parabens, Parabens...

Sandra Morato disse...

Ves meu borracho, eu saberia que conseguirias. Tu és um Campeão e como tal superas as mais duras expectativas. Os tios mandaram-te um caderno de caligrafia para também te ajudar nessa dura tarefa. Vai ser uma batalha ardua mas que todos acreditamos que vais superar e com duplo louvor, porque normalmente meninos como tu não o fazem, uns porque não conseguem mesmo, outros porque os adultos não chegam a ajudar que elkes tentem, limitando-os. A Sara também já brinca com os grafismos para a letra manuscrita, mas são só rabiscos. Parabéns fofo. A Sara terá apartir desta semana os apoios todos a funcionar e terá muito bons apoios, mas demoraram muito,demais, para chegarem. Ela e a Sofia mandam milhões de beijinhos para ti. Todos aqui e na Austrália aplaudimos os teus sucessos. A tia manda-te aquele beijão do tamanho do universo só para ti. Não há limites para o que o Cromossoma do Encantamento, aquele a mais que tu, a Sara, a Yo e tantos meninos têm, consegue fazer. Só temos de facto de acreditar, investir e ajudar para que vocês consigam. Tens uma mãe e uma madrinha que também não param em fazer de tudo para te ajudar e esse é de facto o grande segredo. O grande ingrediente é sempre o memo: AMAR INCONDICIONALMENTE! Parabéns docinho, és um arrasa corações e tens arrasado com os corações mais gélidos e cépticos. BOAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
Beijocas dos Moratinhos!

A mamã da Beatriz... disse...

Eu acredito que até ao Natal ele comece a ler algumas palavrinhas!!! Ele é um lutador, um vencedor!
Beijocas